Wednesday, December 23, 2009

Um ponto no mapa – Laponia, terra de Papai Noel e do sol da meia noite



Tudo o que está nos pólos geralmente é cercado de lendas. Principalmente no Pólo Norte, que os homens conhecem há mais tempo e está presente em mitos muito antigos. Sul ou norte, os pólos acabam sendo elo de ligação entre os povos e os continentes. É onde a Ásia está mais perto da América e pessoas, animais, costumem até se parecem. Uma dessas terras de lendas é a Lapônia, uma região ao norte da Escandinávia onde, entre outros mitos, Papai Noel tem seu endereço e sua famosa oficina de brinquedos.
A Laponia se estende por quatro paises, Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia. É escassamente povoada, e uma parcela de seus habitantes são nômades, falam um idioma próprio, o sami e são considerados “índios” por outros povos europeus por causa da “distância” entre os lapões e demais povos do continente.
A Aurora Boreal é um dos mais apreciados fenômenos da região. São partículas oriundas do Sol, que geram o chamado "vento Solar", que ao reagirem com os átomos de oxigênio e gás carbônico da atmosfera geram efeitos coloridos. Para uma melhor observação, o céu deve estar limpo, sem nuvens, e será mais visível em noites de Lua Nova, a meio do inverno. Outro fenômeno é o sol da meia noite. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao eixo do Sol, a Lapônia, a norte do Circulo Polar Ártico, passa até três meses no Inverno sem que haja claridade e até três meses durante o Verão sem que haja noite. As cores no céu transformam-se rapidamente. E sua beleza é simplesmente estonteante.
A coloração das folhas das árvores no outono da Lapónia variam entre o vermelho, o amarelo, o laranja e o violeta. Esta coloração tem início no fim de Agosto e continua até meados de Setembro, quando então algumas árvores chegam a ter folhas em tons de marrom. É em função do tamanho da noite e não pela temperatura do final do Verão que as cores se definem. Alem das renas, imortalizadas com as lendas de Papai Noel, a região é habitada por outros animais como lebres, ursos, esquilos, lobos, martas, lontras, etc.


Fonte: wikipedia

No comments: