Tuesday, July 07, 2009

Mundo Animal - Diabo da Tasmânia

Maria de Fatima Dannemann

 

Um bichinho da longínqua Tasmânia, ilha ao sul da Austrália, ficou famoso graças a um desenho animado, o Diabo da Tasmânia. O personagem Taz, do desenho Taz-Mania é um diabo da Tasmânia e há quem critique os criadores do desenho afirmando que a imagem que o Taz passa é distorcida. Nem tanto. O Diabo da Tasmânia é um mamífero marsupial feroz, que ataca vários animais e ainda come carniça. Sua aparência é a de um ursinho e ele não é grande. Mede 80 cm de comprimento e o peso fica em torno dos 12 quilos. O que assusta é sua boca, dotada de poderosas mandíbulas, com uma abertura impressionante alem das vocalizações desse animal de hábito noturno. Elas são definidas como "fantasmagóricas".

            Os Diabos já viveram em todo continente Australiano, onde já foram encontrados fosseis em diversos locais. Hoje, porém, ele só é encontrado na região da Tasmânia. Acredita-se também que o dingo, que foi trazido na Austrália por pessoas Aborígines, foi um dos responsáveis pelo desalojamento do diabo do continente. Hoje, diabos-da-tasmânia são particularmente comuns no norte, leste e distritos centrais onde existe prática de agricultura (por exemplo onde existe ovelhas pastando também existe muita carne putrefata). Diabos tasmanianos podem ser vistos, em muitas áreas rurais e desertos, quando se dirige à noite lentamente ao longo de estradas secundárias. São vistos com facilidade no Asbestos Range National Park, Mt. William National Park, Cradle Mt. National Park, the Arthur River e na área dos lagos highland.

            Esse animal é protegido por lei ambiental desde 1941, mas nos últimos anos vem sendo ameaçado por uma espécie de câncer que pode por fim a sua existência. Começam a acasalar aos 2 anos. Acasalam em março ou abril, e o jovem nasce maio ou junho. Gestação dura 21 dias. Machos e fêmeas vivem separados. A fêmea dá a luz 3 a 4 filhotes que medem 12 mm de comprimento. Ao contrário da maioria das fêmeas desta família, a bolsa marsupial fica completamente fechada durante todo o tempo em que os filhotes aí vivem.

 

Fontes: wikipedia, uol educação e saúde animal

 

No comments: