Monday, November 28, 2005


e já que na Arábia, Iraque e adjascências não tem natal...


By Fatima Dannemann


Eu fico imaginando aqui uma enquete... Alguem chega e pergunta para a Pirralhada bem no estilo das pegadinhas da TV:

-Você acredita em Osama Bin Laden?

- Osama Bin Laden existe?

Cá pra nós, eu sou daquelas que não acredito em Osama Bin Laden. Assim como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, etc, é apenas um mito. Nesse caso um mito criado por Bush para justificar a invasão do Afeganistão, e do Iraque. Um mito criado pelos americanos para explicar o inexplicável: o atentado ao Pentágono. Sim, porque todo mundo focou sua atenção nas torres gemeas, engoliu o que a imprensa disse e... ah, deixa pra lá.

Imaginei uma cena assim: chega o repórter, vestido de árabe, claro, e entrevista uma senhora, vestida tambem de árabe, é claro, e de preferencia com burka só para dar mais sensação (vai que uma delas escapou do harem e foi dar uma passeadinha em harens alheios? mulher mulçumana tambem é filha de Deus - ou de Alá). Bom ele pergunta:

- Madame, a senhora já programou suas compras de Natal?

- mas que mané Natal, nós arrabes, irraguianaz, afegãs non agrredidarr em Papai Noel...

- Mas minha zenhorra a zenhorra acredidar em Osama Bin Laden?

Ai vem as prováveis respostas:

- Olha, eu agradezerr Osama Bin Laden. Só azim eu non prezizar usar burka. Porgue amerricanaz invadiro o Afeganistão e acabarram com talibã.

- mas a senhora está de burka.

- eu zaberr, mas é zó para meu marrido non ver que eu escapuli do harrem para tomar aula de arrocha com uns baianos que aparezerram aqui...

Ou então umas criancinhas.

- Vocês pediram o que a Papai Noel?

- nadica de nada

- Mas vocês não acreditam em papai Noel?

- nem em coelhinho da páscoa...

- e em Osama Bin Laden? Vocês acreditam em Osama?

Bom, que ia ficar surrealista, sem duvida... Mas um quadro desses na TV ia ajudar a lembrar que o cristianismo não é unanimidade, que muita gente não comemora natal, não gasta rios de dinheiro comprando presentes para tres meses depois alegar que não tem dinheiro pro material escolar.

No comments: