Monday, December 08, 2008

Algumas notas sobre festas baianas

by Fatima Dannemann
 

hoje é dia de festa na Bahia:  Conceição da Praia, uma das mais belas festas religiosas da cidade que, infelzimente, foi engolida pelo lado profano que ficou violento…

A Igreja da Conceição, para quem não é baiano, é um belissimo exemplar da arquitetura Barroca situada na cidade baixa, praticamente aos pés de um de nossos cartões postais, o Elevador Lacerda.

Sua fachada é de pedras que foram trazidas de portugal numeradas, como lastro de navio. É nessa igreja que está enterrada Irmã Dulce. Sendo uma das mais bonitas da cidade, é uma das mais procuradas para casamentos e a reserva precisa ser feita com mais de um ano de antecedência.

Bom, outra festa dos últimos dias foi a de Santa Bárbara, 4 de dezembro, que tem procissão, saindo do Corpo de Bombeiros, na Baixa dos Sapateiros, e caruru em vários pontos da cidade. A ritualistica e o menu do caruru é semelhante a de São Cosme, sendo oferecido a sete meninas em caso de pagar promessa.

A próxima festa do calendário baiano será a de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro. Santa Luzia protege a visão e é padroeira da cidade siciliana de Siracusa. Aqui em Salvador, sua devoção fica concentrada na Igreja do Pilar, na Cidade Baixa, onde acontece a festa de largo e onde milhares de pessoas vão lavar os olhos na fonte milagrosa.

O que muita gente se esquece é que a primeira festa do ciclo de verão acontece em novembro e não é muito divulgada: é a festa de São Nicodemus, no Cais do Porto, também com caruru e procissão.  A mistura religião x festa profana continua até fevereiro quando acontece a maior explosão de alegria do mundo, o Carnaval Baiano.

No comments: