Saturday, November 14, 2009

Um ponto no mapa: Berlin além do muro

Durante toda a semana falou-se em Berlin, rememorando os 20 anos da derrubada de uma das maiores vergonhas da humanidade, o muro que isolava a "parte" ocidental do lado oriental da capital alemã.



No lugar do muro, grafites contam a historia da construção que separou familias, amigos de acordo com a vontade dos mandantes do lado capitalista e do lado comunista da cidade. Quem tentava fugir, era fuzilado, dilacerado por cachorros ferozes ou no minimo se afogava no rio Spree. Raras eram as tentativas que davam certo.



Alem do muro, Berlin guarda marcas da segunda guerra mundial como a igreja bombardeada bem no centro da antiga parte Ocidental. Ali é onde Berlin até hoje acontece e onde todo mundo resolve absolutamente tudo. A parte oriental ainda guarda marcas dos anos de dureza e não tem muitos atrativos, não. As lojas de marca, os restaurantes legais, os parques estão todos lá no "ocidente" mesmo.



O fim do muro, trouxe uma "terra de ninguem", uma zona intermediária que virou um autentico canteiro de obras logo nos anos 90 e hoje tem predios modernissimos entre os quais o sony center um desses lugares onde todo mundo vai. No lugar do muro, uma linha onde todo mundo pisa e até "embola" os sapatos simbolizado o renascimento da liberdade na capital alemã, aliás um lugar muito legal e cheio de atrações para seus visitantes (além do muro, claro).

No comments: