Wednesday, December 23, 2009

Rena, muito alem do trenó de Papai Noel



Mamífero cervídeo de grande porte, a rena ficou mundialmente conhecida por conta da imagem clássica do trenó de Papai Noel. Chamada de caribu, na América do Norte, a Rena habita as regiões árticas que incluem Canadá, Alaska, Sibéria, Escandinávia entre outros. Possui pernas compridas, cascos afiados e a fêmea é a única entre os cervídeos que possuem chifres. Medem 1,20m e chegam a pesar 300 quilos. Se alimentam de bambu, ervas, mas também comem pequenos pássaros e ovos. Os chifres das renas são constituídos por um osso verdadeiro sem revestimento ósseo e todos os anos crescem e caem.
Os povos inuit e os lapões domesticaram as renas e dependem dela como fonte de alimento, peles e animal de tração. Além da caça humana, as renas sofrem ameaça de lobos, seu principal pedrador, e de corvos que perfuram os olhos de filhotes. Noruegueses levaram renas para ilhas do hemisfério sul, próximas a Antártica onde o animal tem sido criado como objeto de pesquisa.
As renas não voam embora as das lendas do trenó de Papai Noel saibam voar. O mito do trenó e das renas surgiu no século XIX e seus nomes em inglês são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen.

Fonte: wikipedia

No comments: