Sunday, February 14, 2010

sobre Lobo mau e outras coistas

Fatima Dannemann
 
Vira e mexe, o Carnaval baiano se vê envolvido em polêmicas. A polêmica deste ano começou no Festival de Verão com Ivete Sangalo e Marcio Victor, do Psirico cantando em dueto Lobo mau, um pagode meio safado mas muito engraçado que remete a famosa história de Chapeuzinho Vermelho e seu momento mais importante quando o Lobo sai atras da menininha gritando "eu vou te comer".
 
A música - independente de bom ou mau gosto - caiu no gosto do povo. Ivete Sangalo adotou. Canta em todas as apresentações não achando nada demais. Ela até exemplificou sua posição com a velha bossa de Carlinhos Lyra e Ronaldo Bôscoli: "era uma vez/ um lobo mau/ que resolveu jantar alguem". A polêmica se deve ao fato de que alguns artistas se recusaram a tocar a música afirmando que é um incentivo a pedofilia. E tome polêmica na mídia.
 
Eu acho que superdimensionaram uma coisa boba. Não acho que Lobo mau incentive pedofilia, não.
Sendo assim, a historinha de Chapeuzinho incentiva não somente pedofilia como abuso sexual de velhinhas indefesas (a avó que o Lobo ia comer primeiro),,, E os tres porquinhos? E o Lobo e os sete cabritinhos?
 
Bom, continuando, o que dizer do nariz de Pinóquio, a maçã envenenada de branca de neve, o sapatinho de Cinderela, a Bela Adormecida que caiu no sono depois de furar o dedo numa roca de fiar? Há maldade nisso tudo? Não, mas que pode haver duplo sentido, pode é só dar tratos a bola. Porque Cinderela mesma não calçou o sapatinho precisou o principe encaixar o danado do sapato no pé da menina? E a furada sangrenta da Bela Adormecida? Tem mais: o que o principe ia fazer com Rapunzel na Torre escondido da bruxa? Ah, e o velho classico da baratinha que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha poderia até ser acusada de incentivar casamento por interesse e golpe do bau...
 
A maldade, acho, está na cabeça das pessoas. E certas polêmicas só farão alimentar o dragão da maldade que deveria ficar adormecido.´Houve o tempo do "ele não monta na lambreta", do "rala o pinto", do "eu vou botar uma uva no céu da sua boca/ e ai chupa toda", boquinha da garrafa, segura o tchan e tudo isso passou. Houve celeuma também com "um tapinha não doi", Passou.
 
Incrivel é que outras músicas mais explícitas que o Lobo Mau passam ou passaram em branco como "ela sai de saia e biciletinha" gravada pelo Psirico e tocada abertamente nas aulas de suingue baiano. Quanto ao incentivo disso e daquilo, pior era no tempo em que mulher era considerada o pior dos seres. Como se todos os homens tivessem nascido de chocadeira e os críticos de costumes - bom, esses críticos... será que eles ouvem música?
 
 

No comments: