Tuesday, May 28, 2013

Trânsito, violência e alagamentos


As vezes dá vontade de pedir os sonhos de volta: a situação da vida mostra que a Era de Aquarius foi propaganda enganosa. É só ver a quantas andas a violência, por causa de uma merreca de R$11 reais, um jornalista foi assassinado na porta do hipermercado Bom Preço.

***

Com isso, o filme da rede, que já andava queimado, fica simplesmente carbonizado. Outro dia, numa rádio FM, um famoso locutor lembrava as baratas e outros insetos que vão de "hóspedes" para a residencia dos consumidores junto comas compras.

***

Apesar de ser facil corrigir o problema: basta comprar em outras redes e eles darão um jeito de acabar com as filas, os insetos e as discussões bestas por causa de troco. O dificil é convencer os consumidores de que eles não estão recebendo caridade e podem comprar em outras lojas.

***

Enquanto isso, ruas e calçadas da cidade se tornam imagem do caos. Motos, bicicletas e até carros de grande porte sobem calçada em alta velocidade, para furar sinais fechados ou pegar vaga de estacionamento. Não, pedestre, não discuta ou você pode ser vitima de tentativa de assassinato.

***

Sim, tem lugares onde não só é possivel como talvez seja até melhor ir de ônibus, taxi ou mesmo andando a pé. Mas a dependência de carro faz muitos seres humanos esquecerem que são bípedes, que podem andar, correr e fazer o que quiser sem depender de rodas.

***

Falando em rodas, cadeirantes continuam se queixando não só do acesso ao ônibus mas tambem de como é dificil andar sozinho pelas ruas da cidade. Prefeito: que tal colocar rampas nas faixas de pedestre? Nunca sabemos do que vamos precisar algum dia.

***

O prefeito, aliás, deve estar cortando um dobrado como se diz por ai. Nesses quase seis meses não fez nada alem de posar pra foto, dar entrevista sobre o metrô e a Copa do Mundo (tres miseros jogos, nenhum do Brasil). Barra, Pituba, Brotas, itaigara são a imagem do caos.

***

Uma prova disso é o que acontece esta semana durante as chuvas do domingo para a segunda-feira, até bairros que ficam no alto, como Brotas, tiveram suas principais ruas alagadas. Acorda, prefeito, você é muito jovem para encerrar sua carreira em um único mandato.

***

E como tudo acaba em festa, o povo começa a pensar no São João. Agências de turismo já começam a vender passagens e pacotes para diversos pontos do interior e até do exterior.

No comments: