Saturday, August 02, 2008

tutti frutti e hortelã

Que a lei seca é necessária, é. Mas que é preciso educar o povo para andar nas ruas (a pé, de carro, de moto, e de carinho de supermercado) também. O que se vê nas ruas são verdadeiras tentativas de assassinato.
 
***
 
Aliás, a falta de respeito campeia e não faltam aulas na TV. Seja no real, nos noticiários. Ou mesmo nas novelas. Em Chamas da Vida, novela da Record, uma filha assalta a casa dos pais e ainda chama isto de "fazer um ganho".
 
***
 
Isso prova que violência e crime não é questão de educação ou condições financeiras (a menina é rica). Muitas vezes é coisa de índole mesmo: infelizmente, a maldade existe e nem todo mundo controla sua própria maldade.
 
***
 
Falando em novela, diz-se por ai que Juliana Paes reclamou do pouco destaque de sua personagem em A Favorita. Ganhou o papel principal da próxima novela (que será de Gloria Peres) e assim Maira será assassinada em breve.
 
***
 
Quem será a criminosa? Donatela ou Lara? Donatela é tudo o que a maioria das pessoas abomina: uma perua arrogante que só liga para as aparencias agora transformada em mais uma chorosa qualquer. Lara é mais simpática mas...
 
***
 
A questão importante hoje não gira mais em torno de personagens de novela. Até nos salões de beleza conversa-se hoje sobre a situação do país. Para muitos, oito anos depois de Lula, o pais não é o mesmo. Para muitos: mudou para pior.
 
***
 
E a Globo vive desmentindo e se explicando: porque viajou num avião da FAB para cobrir a viagem de Lula, para onde vai o dinheiro do Criança Esperança. Sinal que a todo-poderosa não é invulnerável mesmo.
 
***
 
Com medo da audiência que Pantanal, quase 20 anos depois, ainda consegue, Globo e Record resolvem caprichar nas cenas mais ousadas. Até na novela Os Mutantes, da Record, que é "mais cedo" os personagens tem furunfado bastante.
 
***
 
Analisando bem, antes cenas de sexo do que cenas de violência. Infelizmente as emissoras ainda capricham nessas coisas. E Dado Dolabela aparece matando o próprio sogro em Chamas da Vida. Pior: desovando o cadáver em um terreno vadio. Lamentável.
 
***
 
Bonita iniciativa, na sexta-feira, ao meio dia, os sinos das igrejas baianas repicaram ao mesmo tempo em memória das vitimas da violência que, infelizmente, têm crescido em Salvador. Mas será que alguem prestou atenção nisto?
 
***
 
Entrevista de executivos, professores e estudantes de universidades baianas têm sido dificeis de entender. Eles parecem mais interessados em mostrar que decoraram todos os termos técnicos de uma vez do que em esclarecer as duvidas do publico. Haja!
 
***
 
Nem tente reclamar dos péssimos serviços prestados pelos funcionários do Supermercado Bom Preço da Rua Pernambuco, Pituba: você não será ouvido. Os "produtores" e "supervisores" se limitam a "encaminhar" a um balcão na entrada e ficam papeando no meio das araras.
 
***
 
E o telemarketing, heim? Por mais que você diga que não quer ouvir, que não dá informações ao telefone e que não quer mais receber chamadas, eles insistem. Passam um ou dois dias e olhem eles ai?
 
***
 
Por falar em telemarketing, uma historinha. Alguem ligou, ofereceu um final de semana num hotel de cinco estrelas, bastando a pessoa comparecer em uma tal reunião, mas teria que passar alguns dados pessoais. A pessoa respondeu: "hotel de cinco estrelas de graça? Po, ofereça a sua mãe"...
 
Maria de Fatima Dannemann - DRT 786

No comments: