Sunday, September 14, 2008

Cinema e DVD: Um musical, um heroi, intrigas palacianas e - de quebra - uma princesa

Fatima Dannemann
   
        Primeiro, o musical. Gênero que anda pouco explorado nos últimos anos. Música mesmo? Só em desenhos animados ou filmes infantis e olhe lá. A diretora inglesa Phyllida Lloyd resolveu levar para as telas o sucesso dos palcos e Mamma Mia, com Meryl Streep, Pierce Brosnan, Colin Firth, Julie Walters, Rachel McDowall, Christine Baranski e - supresa absoluta - Amanda Seyfried, bonita, afinada e mandando bem como a co-protagonista Sophie. O filme é leve, engraçado, romântico, tem ótimas coreografias e músicas deliciosamente nostálgicas do grupo sueco ABBA (entre as quais Dancing Queen e Chiquitita). Completando o clima, o belo cenário do Mediterrâneo, como sempre deslumbrante. A história é simples, prestes a casar, Sophie envia convites para seus três possiveis pais: Sam, Bill e Harry. Os três resolvem voltar à ilha e à mulher por quem se apaixonaram vinte anos atrás. Quando chegam, a mãe de Sophie, Donna, se surpreende ao ficar cara-a-cara com os ex-namorados que nunca conseguiu esquecer. E, enquanto eles inventam desculpas por estar ali, ela se pergunta qual deles é, realmente, o pai de Sophie. Entrou em cartaz esta semana em Salvador e merece ser visto.
 
            ***
 
          Na escolha das esposas ou mesmo namoradas de um rei, há mais de intrigas do que de amor. Isto fica claro em A Outra, de Justin Chadwick, que conta o envolvimento das duas irmãs Bolena, Ana, a famosa segunda esposa de Henrique VIII decapitada por uma suposta traição e sua irmã Mary, amante do rei (e segundo dados históricos mãe de tres supostos filhos bastardos) e das tramas do Duque de Norfolk (também parente da quinta esposa do rei, Catharina Howard, destronada e executada quase da mesma maneira que Ana Boleyn). Natalie Portman é Ana e Scarlett Johansson é Mary convencidas a aceitar o afeto do rei em troca de favores como maior poder e fortuna para sua familia.  Inicialmente, Maria ganha o amor do Rei Henrique (Eric Bana) e se torna sua amante, dando-lhe um filho ilegítimo. Mas Ana, esperta, traiçoeira e destemida, desbanca sua irmã e a esposa de Henrique, a Rainha Catarina de Aragão, em sua perseguição incessante ao rei. O filme é bem feito, prende a atenção do começo ao fim e a reconstituição de época é preciosa nos detalhes. Vale conferir.
 
         ***
       
       Heroi ou anti-heroi? Vivendo nas sombras entre seres da noite, carregando muito de amargura e algo de ódio. Assim é o Batman das graphic-novels. Batman, o Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, com Bob Kane entre seus roteiristas é um dos filmes do homem-morcego que melhor captou essa essencia. Além de todos os trunfos vale conferir o último trabalho do ator Heath Ledger, que se suicidou logo após as filmagens. Christian Bale é Batman que nesse filme enfrenta um Coringa mais do que nunca ensandecido e assassinando inocentes sem qualquer traço de compaixão ou humanidade. Outros personagens se cruzam como o Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) aliado de Batman, o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart). Dois outros nomes famosos estão no filme: Michael Caine, como Alfred, o mordomo de Bruce Wayne, e Morgan Freeman, como Lucius Fox, que cria as engenhocas que Batman usa na luta contra o crime. Vale conferir. A única ressalva é justamente o Coringa. O ator estaria melhor se não tentasse imitar o psicopata doido do velho Laranja Mecanica. Impossivel não notar a semelhança.
 
         ***
 
       Finalmente uma dica para quem prefere ficar em casa e ver filmes em DVD: Encantada. Sim, o filme é de criança. Não, você não tem crianças em casa. Mas o que é que tem? A história mistura desenho animado, efeitos especiais, comédia romântica, musical e é ótimo. Tem sequências antológicas como a princesa cantando em pleno Central Park ou arrumando um apartamento em Manhattan com a ajuda de pombos, ratazanas e baratas. Maluquice? Não... Apenas fantasia, o que falta no dia a dia e que filmes como esse pode acrescentar. Uma princesa é banida do reino e da idade média pela rainha malvada e acaba em Nova York dos dias atuais onde é encontrada por um advogado que se apaixona por ela. Amy Adams é Giselle a princesa, Patrick Dempsey o advogado. Pra completar, o príncipe (James Marsden) vem salvar a mocinha e a rainha (Susan Sarandon) vem atrapalhar a festa e tudo acaba de forma surpreendente. Veja, mesmo que seja escondido para seus amigos "cabeça" não lhe criticarem.

No comments: