Tuesday, September 30, 2008

Restaurantes de Salvador

by Fatima Dannemann

 

 Aos pés do Plano, com charme francês

 

            Quem quiser comer uma boa comida, com charme e pagando um bom preço, o endereço é no Comércio, perto do Plano Inclinado, tem pelo menos três décadas de tradição mas está de cara e direção novas. Trata-se do Bistroquet, freqüentado não somente por quem trabalha no Comércio como por quem mora ou trabalha em outros bairros e vai até lá só para almoçar. O restaurante abre apenas de segunda a sexta-feira para o almoço e é bastante concorrido. O serviço é ágil, os pratos alem de saborosos são bem apresentados. O item mais caro custa pouco mais de R$20. Um dos hits do cardápio de notas francesas e seguindo a linha moderna de poucos e bons itens são os bolinhos de aimpim.

 

Yes, nossos restaurantes têm banana

 

             Para acompanhar peixes e outros grelhados um novo hit tem surgido nas mesas dos restaurantes baianos como o Lafayette e o Baby Beef. O purê de banana. Feito com banana da terra (no restaurante da Marina) ou com banana d'água (no restaurante do Hiper Bom Preço), o purê de banana dá um toque exótico especialmente aos peixes como Robalo e Agulhão Negro e no Lafayette é servido em uma minipanelinha que dá um charme a mais ao quitute. Vale conferir.

 

Cone de sushi, nova mania nacional

 

              Temakeria – assim mesmo com k. Esse é a nova moda quando se fala em culinária japonesa. Pela cidade pipocam temakerias que aos poucos vão tomando lugar dos antigos sushi-bares e até dos restaurantes chineses muitos dos quais se tornaram "híbridos" e servem pratos japoneses, tailandeses e até vietnamitas. Mas, muita gente andou perguntando o que seria temaki. Resposta facílima: um sushi em forma de cone (ou um cone de sushi, como preferirem). Para quem quiser descobrir, num restaurante oriental da Barra há um desenho do temaki e mais: um bar oriental do Rio Vermelho chama-se justamente cone, com K.

 

Dos doces às refeições

 

              Famosa pelos doces, salgados e tortas – já tendo sida indicada pela Veja Salvador diversas vezes, a Doces Sonhos cresceu, tem hoje três lojas na cidade e até ganhou uma versão gourmet que tem restaurante além de doces. Trata-se da loja da Avenida Paulo VI, perto do fim de linha de Pituba, que está em outro endereço e foi totalmente reformulada ganhando o conceito de gourmet com pratos leves e tão saborosos como os demais produtos. Mas, nada é perfeito e a Doce Sonhos tem dois defeitos: o preço, especialmente dos doces e salgados (R$2,50 um salgadinho tamanho quase amostra grátis) e o atendimento: algumas vendedoras privilegiam peruas e dondocas em detrimento a outros fregueses, sem falar no tradicional jogo de empurra "atenda ai, fulana". Não dá.

No comments: