Friday, March 20, 2009

Doutor Pasta Pura



Maria de Fatima Dannemann

-Bom dia, doutor, aqui estão os resultados do exame...
(silêncio total na sala de consultas enquanto o médico lê e toma notas)
- E então, doutor? Alguma coisa errada?
- Não, não...
- O colesterol? Triglicérides?
- Ah, o colesterol está normal, 225...
- Tudo isso? 225 não é normal, o normal é 200...
- Ah, mas é pouco. Até 250 dá para levar...
- E o senhor não vai me mandar fazer uma dieta? Cortar gordura?
- Não precisa dieta, não. Está tudo normal.
- Normal?
- Bom, você faz um regime de segunda a sexta e cai matando no fim de semana.
- Que tipo de regime? Corto doce? Corto gordura?
- Nem precisa cortar nada. Come um pouco menos e já está bom.
- Não tem lista do que pode comer e do que não pode?
- Lista? Ah, leia em revista de fofoca. Sempre tem um regime da moda. Veja o que os artistas estão fazendo e imite.
- E o senhor não vai perguntar pelo histórico familiar?
- Histórico o quê?
- Se entre meus ascendentes teve caso de doença cardíaca, câncer, diabetes, glaucoma, o senhor sabe, doenças em que o fator genético é importante.
- Ah, não precisa, não. Isso é besteira...
- Pois têm todas essas doenças na minha família.
- Mas seus exames estão normais, não tem nada demais, não. Isso de genética é conversa. Eu não ligo para isso não.
- Doutor, eu fumo.
- Quer um cigarro?
- Não, doutor, eu não quero um cigarro. Queria saber é se o senhor não vai me mandar parar de fumar.
- Você está parecendo aquele cara do anúncio do plano de saúde. Com mania de doença. Fumar não tem nada demais. Pode fumar tranqüilamente. Eu fumo.
- Muito bem, doutor. Eu levo vida sedentária. O senhor não recomenda exercícios físicos?
- Deixe eu ver... Você pode usar a escada em vez do elevador.
- Mas eu já faço isto.
- Ah, exercício demais não faz bem à saúde, não.
- Doutor, e minhas alergias? Eu tenho alergia a um bocado de coisas.
- Eu também. Todo mundo tem alergia. Qual é o problema? Quando a alergia atacar, tome um antialérgico e pronto. Coisas de vida moderna. Não tem jeito.
- E o estresse?
- Que estresse?
- O ser humano moderno convive com o estresse. Especialmente em algumas profissões.
- Ah, você chega em casa e relaxa vendo o noticiário da televisão.
- Mas logo o noticiário, que só passa tragédia?
- E daí? É melhor do que ler a página de polícia dos jornais...
- Bom, doutor, o senhor não perguntou, mas eu tive outras doenças além desarampo e catapora quando eu era criança...
- (Depois de uma série interminável de doenças) Tudo bem, tudo bem, a consulta acabou...
- Não vai receitar nada? Nem uma vitamina?
- Tá bom, vai um remedinho de verme. Todo brasileiro tem verme, mesmo...
- Doutor, este remédio é para protozoário.
- E daí? É tudo a mesma coisa.
- Qualquer vestibulando sabe que verme não é protozoário. Verme é verme e protozoário é micróbio.
- E daí?
- Daí que eu tenho mais uma pergunta: no balaio que o senhor pegou seu diploma tinha algum sobrando?...

PS - Esta história é verdadeira e nem médico, nem paciente são do SUS.

No comments: