Monday, March 09, 2009

Flashes do dia da Mulher



Paquistão, Brasil, Estados Unidos, seja lá em que pais for as mulheres resolveram aproveitar o dia para pedir a Deus para dar um basta na violência. Principalmente a violência doméstica e aos crimes contra a mulher.



Mesmo no Nepal, um pequeno pais encravado no Himalaia, as mulheres sairam as ruas no seu dia para clamar por seus direitos. É que as diferenças entre homens e mulheres continuam extrapolando aos limites do físico e nas esferas de direitos, liberdades, etc, chegam ao ponto máximo.



Enquanto no Brasil, a incidência de raios solares e o calor levaram as mulheres à praia ou a piscina, em outros paises elas cobriram todo o corpo deixando de fora apenas misteriosos olhares. Pleno século XXI e ainda tem mulheres que se escondem...
Não somenta atrás dos véus, por motivos religiosos como no Islamismo,
mas escondem por outras razões:
- para escapar a violência doméstica, por exemplo




No Afeganistão, a repressão chega a um dos seus pontos mais extremos. Chega de tanta injustiça contra as mulheres. Principalmente em países onde elas são obrigadas a cobrir todo o rosto em máscaras chamadas burkas, e ficar em casa sem ter direito a trabalhar, a se arrumar, enfim ficam relegadas a viver não em segundo, mas no ultimo dos planos.
No Afeganistão, elas cobriram a cabeça e a burka com lenços azuis clamando liberdade.




Houve protestos na Europa, em vários países como a Polonia, na Turquia e no Paquistão (foto) onde foi dia de sair as ruas e reclamar os direitos iguais e a liberdade
para as mulheres paquistanesas

(situação não muito diferente da de outros paises, mulçumanos ou não)




No Brasil, as TV passaram toda a semana fazendo matérias de denúncia contra a violência doméstica e outros problemas. Mas, 8 de março, também é dia de festa. Além de doces e pro secco nas lojas, flores nos clubes, e outros mimos, foi também dia dos 80 anos de Hebe Camargo, aniversário de Neusa Borges, Cid Chariss e Leticia Sabatella. Mas, foi também dia do aniversário de Maria Bonita (foto).
Maria Gomes de Oliveira é uma das mulheres brasileiras mais conhecidas. Nascida na Bahia, em 8 de março de 1911, se tornou Maria Bonita após casar com Lampião, o Rei do Cangaço. Lampião, ou Virgulino Ferreira da Silva, foi seu segundo marido, com quem viveu por oito anos. Sua história com os cangaceiros acabou em 28 de julho de 1938, quando Lampião, Maria Bonita e todo o bando foram mortos pela polícia.

No comments: