Wednesday, April 09, 2008



novelas, reality shows, noticiarios…

Fatima Dannemann

Antes, o que dava Ibope era “sacanagem”. Agora, o que dá Ibope é violência. Pior para quem não aguenta “porrada” ainda que a pancadaria seja nos outros. Começa pelas novelas. Na Record, encheram o horário nobre de vampiros e mutantes. A pancadaria come solta na história que tem - pasmem - o titulo de Caminhos do Coração e vai até ganhar uma segunda parte.

***

Para que sentar para assistir violência se nem é preciso chegar a janela para assistir à violência ao vivo? Nos bairros populares há tiroteio quase todos os dias nos fins de linha. Nos bairros nobres (???) a violência salta aos olhos em pleno trânsito. Alguem invade um sinal, quase lhe atropela e quando você reclama ouve: “poxa, meu carro é importado”. SET? Esqueça… Você ouvirá do fiscal “você quer que eu fique em pé fiscalizando?” Enquanto isso, um ladrão pé de chinelo rouba uma bolsa. Fregueses de um bar lotado resolvem dar uma surra no meliante (que em países mulçumanos ficaria anos e anos na penitenciaria mas aqui é apenas um “oh, coitado…”). Polícia chega, atira para o alto. Dane-se se a bala pode pegar alguem num prédio distante. Acaba a festa no bar e os sonhos e sono de quem descansava depois do almoço.

***

Enquanto isso, o psiquiatra Marcelo ganha fama e sucesso por fazer violência e terrorismo mental no BBB8. Numa turma fraca, de mulheres lindas mas meio burras e homens feios mas bastante bobos ao ponto de namorarem com tres colegas, ainda reclamaram de Gisele. A própria Globo alegou que a moça só andava isolada e emburrada. Ninguem notou que ela foi vítima da pior violência: o preconceito e o racismo dos sulistas que se acham “melhores” do que quem mora no Norte embora demonstrem justamente o contrário quando não distinquem Ceará de Pernambuco ou Bahia de Sergipe.

***

Finalmente, Duas Caras. Depois da batalha na Portelinha, depois de Edivânia comandar o massacre contra o trio (agora quarteto) gay - Dalia, Heraldo, Bernardinho e agora Carlão, depois do Sufocador de Piranhas, Silvia resolve tentar matar o menino Renato por ciumes de Ferraço. E mais: Celia Mara resolve perseguir Branca por todos os meios e acaba vítima de assalto em plena rua com a TV mostrando todos os detalhes.

***

E ainda é pouco, pois o que a TV mostrou nos ultimos dias, chocou o país, a morte da menina Isabela Nardoni. Uma menina de cinco anos vai passar o fim de semana com o pai e aparece morta no jardim. Caso esquisito, estranho, mas antes de ficar julgando ou fazendo especulações, melhor seria esperar o resultado das investigações oficiais. Afinal, sair acusando ou dando opiniões é tão criminoso quanto: se o acusado for inocente?

No comments: