Monday, June 15, 2009

Mundo Animal - Gnu, o boi-cavalo do continente africano

Quem assistiu o desenho Selvagem viu um grupo de animais estranhos, meio parecidos com bois mas com corpo de cavalos, rendendo culto a um boneco coala e repetindo "sou fofinho sou todo seu". Esses "bichos esquisitos" são os gnus, um mamífero da mesma família dos bois, antílopes, búfalos e outros.

           Eles habitam o continente africano e são chamados "boi-cavalo" por ter corpo de cavalo e cabeça e chifres que lembram uma vaca. Mas vai além, eles tem pernas que lembram antílopes e um rabo que lembra um mata-mosca.

           Há milhares de gnus nas savanas africanas vivendo em rebanhos enormes como o que se viu em outro desenho: O Rei Leão. Para quem não lembra, é um rebanho de gnus correndo em disparada pelas planices africanas que mata o pai de Simba.

            Apesar de ser uma das presas mais apreciadas por leões, leopardos, hienas e cães selvagens, o gnu é um animal que luta bravamente pela sobrevivência sendo, portanto, um feroz inimigo justamente para seus predadores. O gnu é herbívoro e costumam migrar em busca de água ao longo da vida, sempre em grupos grandes que incluem também as zebras.

            A fêmea gnu tem uma gestação de aproximadamente 260 dias, da qual nasce, por norma, uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos. Um gnu pode medir 2,50 m, ter 1,50 m de altura e pesar mais de 250 kg. A sua esperança de vida ronda os 20 anos.

 

Fontes: Wikipedia, Portal São Francisco, Ache tudo e Bicharada.net

No comments: