Wednesday, August 12, 2009

Mundo Animal - Cacatua

    No zoológico, ela se destaca pela beleza das cores e da plumagem. Na net, elas são vendidas em lojas virtuais por pequenas fortunas. Bonitas, alegres, barulhentas, as cacatuas parecem com um papagaio com uma crista que levanta e abaixa segundo o humor. A cacatua serve como animal de estimação desde que venha de uma família de animais criados em cativeiro, pois o animal capturado na natureza pode não se adaptar à nova situação já que essa ave é apegada a família, é um animal sensível e pode até morrer de tristeza.

    Uma cacatua pode até ficar de herança para os familiares do dono: ela vive de 30 a 70 anos quando bem cuidada. São aves grandes: chegam a medir 70 cm e para quem mora em apartamento fica o aviso que elas são extremamente barulhentas. Na natureza, alimenta-se de frutas, sementes, grãos secos e até mesmo de insetos. Em cativeiro, recomenda-se oferecer frutas, sementes e grãos, legumes e ração comercial específica. Outro aspecto a ter em conta, é a inteligência destes bichos, aprendem com muita facilidade a abrir gaiolas, e a pegar em pequenos objectos como isqueiros, canetas, relógios, entre outros, portanto tem de deixar estas pequenas coisas longe do seu alcance. Uma das formas de resolver este problema é ter alguns brinquedos próprios para ela, na sua falta, pode dar-lhe nozes ou castanhas para se entreter.

     São aves belíssimas. Sua origem são as florestas da Austrália e há dezenas de espécies na natureza. A cacatua tem bico encurvado e pés com grande capacidade de movimentação, usados para andar, trepar em árvores e levar comida à boca.São psitacídeos grandes, dotados de um penacho que é erguido em exibições de corte. Encontradas apenas no Sudeste Asiático e na Austrália, são especializadas em comer sementes e quebrar nozes. Se reúnem em grandes bandos. Têm cauda curta. É um dos poucos psitacídeos totalmente brancos conhecidos. Alimentam-se principalmente no solo. Asas: As cacatuas são boas voadoras. Suas asas são afiladas ou arredondadas. Quase sempre voam em bandos ruidosos, que podem ter desde pares até centenas de aves.

 

Fontes: wikipedia, bicharada.net, Casa do papagaio

 

No comments: