Thursday, October 08, 2009

Mulheres usam deficiente para furar fila de banco

         Cena deprimente no auto-atendimento de um banco em um shopping da cidade: duas moças arrastam uma deficiente mental e passam na frente de todo mundo. Alguém reclama: "que coisa feia, usando a pobre coitada para furar a fila". Uma das duas responde depois de uma torrente de desaforos: "temos direito. Nós tomamos conta dela".

 

***

 

         Falando em auto-atendimento bancário, antes da greve ser deflagrada, o caixa automático do Banco do Brasil do Bom Preço Pituba já estava quebrado. Essa semana, quem foi ao supermercado assistiu cenas feias de gente xingando e até esmurrando a máquina que sofre com a falta de manutenção.

 

***

 

       Pelourinho de Nazaré. Assim ficou batizado o Largo da Palma atrás do Quartel da Mouraria por conta do casario antigo. Esse "novo" Pelourinho vem sendo palco de eventos populares como o sugestivo "Pagode da Mulher solteira" anunciado em um cartaz afixado em um muro da Avenida Vasco da Gama.

 

***

 

       E o trânsito? Cada vez mais caótico. Gastam-se 90 minutos para fazer o trajeto Barra- Pituba em hora de rush e indo pela praia. Andar pela Bonocô, mesmo fora da hora do rush está complicado. Tancredo Neves, Paralela, idem. E olhe que os prédios do entorno do Salvador Shopping ainda nem foram construídos.

 

***

 

       Receitas "genéricas" circulando na Internet ameaçam a culinária baiana com graves pecados como fazer efó com espinafre em vez de taioba ou língua de vaca, bater o quiabo do caruru no processador, em vez de cortar um a um miudinho, e ainda fritar acarajé em óleo normal em vez de dendê. Um atentado...

 

***

 

      O twitter, que tinha tudo para ser o grande lance da Internet, está cada vez mais chato. Artistas famosos ou não estão transformando o miniblog em programa de auditório fazendo "sorteios" de "cartas" e concursos para ver quem tem mais seguidores. Muita gente acabou se afastando de lá.

 

***

 

     Ainda na Internet, dos sites de comunidades e relacionamentos quem vem ganhando um público enorme é o Facebook. O sucesso se deve não só aos mecanismos – junta o melhor do orkut com o melhor do twitter – mas também aos inúmeros joguinhos interativos como Farmville e Age of Castles.

 

***

 

      A cantora Priscila Freire, troféu da Rede Band de cantora revelação do carnaval 2009, faz show no sábado a partir das 22h, no Trindade, rua Piauí, Pituba. Priscila deixou a Banda Kondendê e está iniciando carreira solo mostrando neste show um pouco de sua nova fase profissional.

 

***

 

      Pau na Transalvador: a faixa de pedestres da Av. Paulo VI, justamente em frente à casa de parentes do prefeito João Henrique, esquina com Território do Guaporé, está praticamente apagada. Ninguém mais respeita sinal e atravessar a rua, se já era difícil, agora ficou impossível.

 

***

 

      O pior é que a Transalvador, quando passa pelo local, se diz "ocupada com outros assuntos" e muito pouco disposta a ouvir as queixas da população. Acaba alegando que "tem pedestre que atravessa fora da faixa", ameaça "prender" o queixoso por "desacato" e fica tudo por isso mesmo.

 

No comments: