Wednesday, February 02, 2011

Gato, nem malandro, nem malvado


          Nos desenhos animados, o gato é o malandro ou o malvado. Malandro, quando usa a esperteza para se virar e se dar bem na vida. Malvado, quando persegue camundongos, passarinhos. Mas não é bem assim. É que o gato tem fama de independente daquele tipo de bicho mais ligado ao lugar do que aos donos. E tem a fama de saber “se virar”, de sair sozinho e voltar para casa quando a necessidade aperta. Outra fama é a de ser menos carinhoso do que os cachorros. Mas donos de gato garantem que os felinos domésticos são bichos adoráveis.
       A fama de “mal” é porque os gatos são pedradores de roedores, pássaros, largatixas e alguns insetos. Convivem com seres humanos há mais de 9 milênios. Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Vivem cerca de 15 anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida.
          Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos. De personalidade independente, tornou-se um animal de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida. Na cultura humana, figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animados, tiras de jornais, filmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão o gato Tom, Frajola, Gato Félix, Gato de Botas e Garfield.
Fonte : Wikipedia

No comments: