Tuesday, February 22, 2011

Primeira pessoa: coisas que eu vi, ouvi, ou que simplesmente me impressionaram

by Fatima Dannemann


Nota número 1 - Alguem precisa dizer a Rede Globo que a maioria das monarquias no mundo são vitalicias e hereditarias e que isso não pode nem deve ser confundido com ditadura. Exemplo claro: a Rainha Elizabeth II da Inglaterra está no poder há uns 60 anos e a Inglaterra é muito mais democracia do que Cuba, onde o poder passou de irmão pra irmão, sem eleição, sem nada, e lá nem tem rei, tem presidente. O problema do Marrocos, Bahrein e outros paises onde o povo está protestando é a FALTA DE LIBERDADE e as desigualdades sociais. Isso é que sufocou tanto o povo que chegou a hora de dizer basta. Mas a repórter da Globo ontem, no Jornal Nacional, insistia em comparar a Jordania e o Marrocos com a Libia. Dois pesos e duas medidas, santa...
Talvez o que não esteja dando certo seja o exagero do fanatismo.



Nota numero 2 - Pode ser que Cisne Negro não ganhe o Oscar. Pode ser que Natalie Portman perca para outra atriz que ande fazendo papel de "ooooh, coitadinha" ou que tenha se vestido de homem. Mas, Cisne Negro (Black Swan) é o melhor filme da temporada. Pelo menos, entre os filmes que eu vi nos ultimos tempos é o que mais me impressionou. È um filme que dá o que pensar, instiga, impressiona e para os psicologos junguianos é um prato cheio. Só está mal vendido: dizem que é um filme de ballet e não esclarece muito pouco. Por acaso, a historia se passa durante os ensaios do Lago dos Cisnes, mas poderia se passar numa faculdade de moda, num shopping center ou qualquer outro lugar. A alma humana é sempre a mesma.


Nota número 3 - A idiotice anda rondando a programação da Globo especialmente as novelas; Em Araguaia, ninguem se lembra de denunciar Max Martinez por todas as barbaridades tipo: carcere privado, invasão de privacidade, tentativa de assassinato e mais monte de coisas. Em Tititi, ninguem se lembra de conferir junto as autoridades a identidade da "titia" que na realidade é mãe de jaques Leclair. Sem falar no papel de idiota a que submetem a imprensa. Nenhum jornalista, mesmo os mais ávidos por fofocas, se prestam a certos papeis como de entrevistar uma Stefany absolutamente anonima para queimar fulano ou sicrano. Mais: com certeza os BONS jornalistas iriram ouvir os outros envolvidos na historia. Por fim, INSENCHATO Coração. Nenhuma mulher conseguiria ser tão idiota quanto Gloria Pires... A novela é tão ruim que eu me pergunto se não foi por isso que Ana Paula Arosio e Fabio Assunção tiraram o deles da reta.

E finalmente o BBB: Gente, tirem a Talula... Com urgencia. A mulher é mais trancinheira do que uma ordinária que eu tive o desprazer de conhecer em meus tempos de Trivuna da Bahia... è a que se faz de amiga, a que planta uma fofoca aqui, uma ideia ali, e faz ameaças disfarçadas. Pior que a besta da Paulinha acredita em tudo e podes, crer: antes do final de semana ela sai do BBB...

3 comments:

Robbetah said...

Eu concordo com tudo que voc~e disse e digo mais: a globo distorce as informações, manipula a galera e coloca essas novelas ridículas e insuportáveis pra fazer lavagem cerebral nos idiotas...

E eu to doida pra ver cisne negro desde outubro, quando vi o making of do filme explicando todo o drama que ela sofre, eu ja sabia que nao era sobre ballet, por isso que quero ver =]]

Josette Garcia said...

Fátima, concordo em tudo! Novelas da globo são piores que irreais... são surreais. O público parece que gosta disto! Ao meu ver eles abusam da nossa inteligência, subestimam a capacidade (não esquecendo que somos uma privilegiada minoria no Brasil). Quanto à Programação. É mole eles ficarem anos e anos passando aquela porcaria do Zorra Total aos sábados, seguido de um flme enésimas vezes repetido? Quando à trairagem da Tal Talula... Parece que eles gostam de polemizar aquela outra droga, mantendo os piores, os mais mau caráter. Estes dão IBOPE. Isso alimenta a ignorância tão necessária para A POLÍTICA, NÃO É?

Fatima Dannemann said...

Por isso que agora estou assistindo Rebelde, na Record. A novela é boba, mas é melhor do que Araguaia