Monday, March 27, 2017

O dia em que a terra tremeu em Salvador e não foi no carnaval


Ontem, domingo, pela manhã, as redes sociais entraram em polvorosa por conta de explosão e tremores sentidos em vários pontos de Salvador e até em municipios vizinhos como Itaparica e Lauro de Freitas.

***

O que aconteceu ninguem soube ao certo. Rumores associaram o acontecido a queda de um meteorito nas proximidades, outros acham que foi reflexo do terremoto acontecido no Peru. Houve até quem falasse que foi um cometa que caiu na baia de todos os santos.

***

Muito estranho foi o silencio oficial sobre o acontecimento que deixou os baianos assistados. Mas, jornalistas que apuraram o fato informaram que o Centro de Sismologia do Rio Grande do Norte, o mais próximo da Bahia estava  fechado ontem, domingo.

***

Nas ruas, o tremor ou explosão foi sentido de formas diferentes. Uma trabalhadora doméstica, ouviu o barulho mas achou que "foi alguem que bateu o portão com tanta força que a cadeira onde eu estava sentada se tremeu toda.

***

No Campo da Polvora, em Nazaré, o estrondo foi muito forte, janelas tremeram, Houve quem pensasse em acidantes com vizinhos ou mesmo em explosões de caixas eletronicos. Houve tambem quem não prestasse atenção.

***

Na Pituba, algumas pessoas disseram que ouviram o barulho mas "como toda hora tem um poste ou transformador explodindo", nem levaram em consideração.  A tarde houve pipocos tambem, mas segundo as pessoas informaram "foi o vice comemorando que finalmente ganhou um jogo.

***

Em Lauro de Freitas foi vista, por volta das 7h da manhã, luzes e fogo no céu. O fenomeno deixou em polvorosa frequentadores de uma igreja de crentes que acharam que "Cristo está voltando" e começaram a gritar histéricos na rua.

***

Curiosamente, por volta das 9h, integrantes de igrejas evangélicas percorriam as ruas da Pituba distribuindo folhetos apocalípticos nas portarias dos prédios da rua Território do Guaporé. Até crianças participaram da romaria (que não tem sido vista em outros domingos).

***

O mundo não acabou, a terra não tremeu e o assunto praticamente morreu já que ninguem mais tocou no assunto fora das redes sociais. Mas, a noite, num acidente que nada teve a ver com a explosão, houve um pequeno desabamento numa famosa igreja de Salvador.

No comments: