Saturday, March 18, 2017

Zebra - a mascote da loteria esportiva




    Nos anos 1970, quando começou o Fantastico, na Globo, a zebra aparecia dando os resultados da Loteria Esportiva e quando algum dos resultados não era o esperado ela dizia:"olha eu ai, zebra". A  origem do termo "deu zebra" no entanto, vem do começo do jogo do bicho. O animal não estava listado entre os 25 bichos da loteria que até hoje corre paralela ao mundo oficial das loterias. Listada, semelhante a um cavalo, prato mais desejado dos leões e outros felinos, a zebra é um parente do cavalo tão arisco que nunca conseguiu ser domesticada.

    As zebras são equideos da mesma familia dos cavalos que vivem nas savanas do leste da Africa. Não se encontram a beira da extinção, vivem em bandos, e tem como arma contra os leões e outros predadores sua capacidade de atingir grandes velocidades. Chega a correr até 64km/h. Existem tres especies de zebra. A das planicies, a das montanhas e a zebra de grevy.. A zebra-da-montanha-do-cabo é a menor zebra, de pé mede cerca de 1,2 m na altura do ombro e pesa cerca de 272 kg. As listras da zebra-da-montanha-do-Cabo são ligeiramente mais largas e mais curtas do que as da outra subespécie, a zebra-da-montanha da Namíbia. A zebra-da-montanha-do-Cabo tem uma barbela sob o maxilar inferior, que outras zebras não têm.

Anteriormente acreditava-se que zebras eram animais brancas com listras pretas, uma vez que algumas zebras têm ventres brancos. Evidências embriológicas, no entanto, mostram que a cor de fundo do animal é preto e as listras brancas e barrigas são adições. É provável que as tiras são causadas por uma combinação de fatores. A gestação de uma zebra pode chegar a mais de um ano.e nasce apenas um potro de cada vez.Alem da velocidade, a Zebra dá coices fortissimos e a relatos de leões que foram mortos por elas. 

Fonte: wikipedia
     

No comments: