Wednesday, April 25, 2018

CRONICA SOBRE CACHORROS

Eis que ontem me peguei xingando um certo energumeno de cachorro. Coitado do cachorro. Nem um pequines merece ser comparado a certas raças humanas e olhe que pequines, pinscher e poodle são cachorros que despertam em mim os piores instintos. Dá vontade de dar uma bicuda e fazer eles voarem longe e se espatifarem ganindo caim caim caim.
Mas, a maioria dos outros cachorros não merecem ser comparados com salafrarios, ordinarios, trairas, ladrões e outras... raças humanas ruins, ao vivo, na televisão, em novela, em discursos.
Não eu não vou dizer quem eu chamei de cachorro. Acrescentei um pequinês porque até parece um pequinês mesmo: no fisico principalmente. E ai eu lembro que hoje em dia, as madames não criam mais pequineses, nem poodles. A raça top de linha entre as mais ricas é a Lulu da Pomerania, aquela peludinha que parece um chowchow miniatura e é muito fofa, embora seja tão invocada quanto as raças motivo de meu desafeto.
Disgrama pior do que pequinês (histericos, tirado a valente, daqueles que desafiam tudo e todos) é o pinscher. Um anãozinho que se acha um verdadeiro dobbermann. Tinha um no Campo Grande que eu não dei uma bicuda porque nessa época eu tinha fobia de cachorro. Hoje tenho medo, mas consigo me relacionar com um ou outro cachorro (dos bons, claro, e falo dos animais). Holly é uma delas. Mas minha irmã Marilu, diz que Holly (uma maltesa branca linda que eu chamo de bolo de pelo) não é cachorro "ela é minha netinha".
Convenhamos que o fato de xingar alguem - mesmo que o de ontem mereça mesmo (e aliás, energumeno é pouco) - seja de cachorro, cachorra, ou qualquer bicho ou nome, não é muito bom não. Eu tenho a boca meio suja embora a maioria dos xingamentos que eu uso sejam animais (perua não é xingamento não, é adjetivo, faço a ressalva). Mas qunado ouvi aquele cara dizendo mdizendo mentiras e falando mer...me irritei. Quase vomito meu almoço e nem ouvi tudo o que ele disse. Cachorro, foi o que saiu primeiro. Emendei. Mas ai lembrei que radicais de outras eras treinavam cachorro para comer carne humana nos campos de exterminio. A culpa pode ate nem ser dos cachorros, mas eram dos colegas deles...
Quanto as cachorras - elas viraram letra de funk mas eu acho ridiculo. E as peruas, que não é xingamento, mas adjetivo, fica para outra cronica.
#365cronicasbymfd #cronicasbyFatima

Maria de Fatima Dannemann que passa ao largo de politicagens

No comments: