Monday, April 23, 2018

CRONICA SOBRE PERUAS E SUAS VIAGENS

Toda vez que entro numa agencia de viagem por algum motivo alguem pergunta "porque não vai para Dubai". Devo ter cara de rica pois perua é o que eu não sou, e Dubai é um dos destinos preferidos de 11 entre 10 peruas por ai afora. Isto é, Dubai só não, as ilhas Gregas, Istambul e Paris.
Toda perua tem um fascinio inenarravel por Paris. Numa lista de 10 cidades que eu gosto, curto e amo, a capital da França não está sequer entre as 11. Tem co...isas melhores, mais bonitas, mais animadas, mais cultas e até mais chiques do que Paris. Só que as peruas, que se limitam a ler revistas de moda e acompanhar a vida obvia das blogueiras (a secreta essas futuras peruas nunca mostram), acham Paris o máximo.
Mas eu falava de Dubai. Vejo as fotos, até me dá vontade de ir, mas tem tres coisas:
1 - tenho muito mais a conhecer antes de pensar em Dubai, Abu Dabi, Sarjah, Fujairah e os outros tres emirados que agora eu esqueci o nome.
2 - Vejo as fotos e acho que lá tudo é fake: ilhas, canais, praias e se duvidar até o deserto
3 - tenho alergia a pena. Por isso nunca fui a Cancum e nem penso em ir a Punta Cana, outros dois destinos que as peruas a-do-ram.
Já fui as ilhas Gregas, entretanto. adorei Mikonos, Santorini é mais ou menos, mas a melhor é Creta. As ilhas só tem um pequeno defeito: são caras e pecas. Prefiro o caribe: até a musica é mais animada (embora tenha perua que adore o Caribe tambem, especialmente St Barth). Istambul não é nada do que mostrou a novela Salve Jorge e as peruas só querem saber de ir ao Grande Bazar achando que lá é a 25 de março.
Aindae não chegou a vez de Dubai e seus parques temáticos (está virando uma Disneylandia mulçumana), nem de qualquer outro destino. Tem tanto tempo que não viajo que sinto raizes saindo dos pés.
Mas eu não sou perua. Sou das que se for a Nova York vou ignorar O Rei Leão e outros musicais da moda. Prefiro Londres com tudo que vemos na rua. A monarquia tem seu charme. Mas, deixa as peruas viajarem. Adoro quando elas voltam e eu pergunto: gostou? como é a cidade? elas sempre contam animadas "comprei tal perfume baratinho e trouxe um vestido maravilhoso pro reveillon". Não tem nada de errado em gostar de perfumes e vestidos. A falta de cultura de algumas peruas é que doi. O mundo está muito alem de Dubai. Só que elas ainda não sabem.
#cronicasbyFatima #365cronicasbymfd

Maria de Fatima Dannemann que quando foi reporter viajou pra caramba a trabalho

No comments: