Saturday, April 21, 2018

CRONICA SOBRE HEROIS DE NOVELA

Batman que me perdoe. Mas meu heroi agora atende pelo nome de Motoqueiro Vermelho, identidade secreta, Malvino Salvador. Ops, quis dizer Coronel Brandão, personagem do Malvino em Orgulho e Paixão. Uma mistura de Zorro, Motoqueiro Fantasma e o Morcego Vermelho do Peninha do inicio do século. Uma tacada certeira da Globo. Isso que nós precisamos: um heroi de verdade para salvar a teledramaturgia que anda repleta dos piores clichês da vida real.
Pr...ecisamos de um pouco de fantasia e aventura para contrapor aos romances piegas de costume, embora GRAÇAS A DEUS, pelo menos por enquanto, Orgulho e Paixão está longe de ser piegas. Nem os desencontros da doce Jane com o Abestalhado do Camilo são assim dramáticos ao ponto de encher o saco. Mas, foi longe da mistureba dos romances de Jane Austen, que a Globo deu a terceira sacada terceira no horário das seis. Sim, porque, se não descambar para o faroeste caboclo, Orgulho e Paixão será legalzinha e um sucesso quase tão grande quanto Novo Mundo e Tempo de Amar.
O Motoqueiro Vermelho de repente roubou a cena e agora Mariana, irmã da doce Jane e de outras tres mocinhas casadouras, quer porque quer descobrir quem é o defensor dos fracos, oprimidos e donzelas mais ou menos ingenuas do Vale dos Cafés. Heroi virou a marca registrada da novela e foi outro mascarado que salvou a doce Jane e sua irmã Elizabeta(nomezinho ridiculo) de virar prostituta num brega de São Paulo.
Enquanto isso, não na sala da liga da justiça, mas na sala de Jorge que por coincidencia é advogada, os dois mocinhos da novela chutavam o balde e desistiam de procurar as duas meninas do interior. E Thiago Lacerda, ops, Darcy, ainda colocou a culpa em Elizabeta.
Por essas e outras, tem espectadores torcendo pelo morcego, ops, motoqueiro vermelho (como Jornalista não deixo de comparar o coronel com meu "colega" Peninha, reporter de A Patada nas revistinhas Disney). Malvino Salvador acabou aparecendo mais nos ultimos capitulos. Apesar do bigode ridiculo, o Coronel está bonito, Malvino é talentoso e o Motoqueiro é o heroi que todas as mocinhas romanticas como Mariana gostariam de ter. Melhor para a novela que sai do lugar comum e de uma perigosa mistura literaria que podia nem dar certo.
#365cronicasbymfd #cronicasbyFatima

Maria de Fatima Dannemann jornalista e noveleira

No comments: