Saturday, November 17, 2007



Tá dando onda - Desenho ou documentário?

Fatima Dannemann

* De uns tempos para cá, os melhores filmes em cartaz na cidade têm sido os filmes de animação. A computação gráfica permitiu desenhos mais realísticos e como o filão agrada a gregões e troianinhos, os filmes têm ido além das férias escolares e se alternam nos cinemas o ano inteiro. O mais recente, é o bem bolado Tá Dando Onda, investida da Sony Pictures no setor que traz de novo a linguagem usada.

* Nada de narrativa linear, de bichinhos fofos cantando musiquinhas engraçadinhas ou até revisitando clássicos pop como aconteceu em happy feet com a bela Somebody to Love, do Queen, cantada por um coral de pinguins. Em Tá Dando Onda, a estrutura é de documentário com os pinguins - aves são sempre engraçadas e pinguins vêm fazendo sucesso desde sua aparição em Madagascar - dando entrevista sobre surf.

* O filme é “massa” mas é mais voltado para o público adolescente e jovem. Em meio a flashes backs com imagens em sépia ou tremidas, como filmes antigos, em meio a entrevistas - uma das quais com a mãe do personagem principal que sempre aparece na cozinha tratando peixe - acontece a história de Cadu que tem como ídolo um antigo surfista e sai da Antartida diretamente para os mares tropicais onde disputará o grande prêmio do esporte.

* Claro que os personagens “classicos” de todo filme que se preze estão presentes: o amigo meio bobo (um frango, por sinal engraçadissimo), alguem mais velho, mais experiente que ajuda o heroi, o vilão invejoso, a mocinha bonitinha. Mas o que torna Tá dando onda especial é o ar “realístico” que a linguagem de documentário deu ao filme. Ah, não é nenhum campeão de audiência, mas agrada em cheio. E além desses ingredientes, uma trilha sonora bem gostosinha embalam o espectador. Bom programa pro feriadão.

No comments: