Wednesday, January 14, 2009

Navegar é preciso. Principalmente no verão

Mais de 500 mil pessoas estão embarcando em cruzeiros nesta temporada de verão que começou em novembro passado e se estende até abril. Serão quase 20 embarcações, algumas de alto luxo, atracando em 18 portos brasileiros em 235 cruzeiros. Só em Salvador serão feitas 104 escalas de navios, entre os quais o Splendour of the Seas, considerado um dos melhores navios de cruzeiro do mundo.

 

Maria de Fatima Dannemann

 

           O destino do Brasil sempre esteve ligado ao mar. Foi pelo oceano que chegaram os descobridores e pelo mesmo oceano que chegaram outros povos que criaram a mistura que é o povo brasileiro. Mas, só recentemente os brasileiros descobriram os cruzeiros maritmos. Aliando segurança, conforto, tecnologia às delícias de um resort de luxo (o preço do cruzeiro geralmente inclui hospedagem, transporte, alimentação e atividades de lazer), viajar pelo mar tornou uma maneira de driblar o caos aéreo e as péssimas condições das estradas rodoviárias brasileiras.

           Navios de companhias como MSC Cruises, Costa Crocieri, Princess, Caribbean e outras já estão circulando por águas brasileiras desde o final do ano passado. Os mais de 200 cruzeiros que passarão pela costa brasileira nessa temporada geram quase 10 mil empregos diretos ou indiretos sendo 25 por cento de brasileiros. Mas, os cruzeiros não serão privilégios só do Brasil. Todo o hemisfério sul está sendo visitado por megabarcos alguns fazendo cruzeiros também entre a América do Sul e o Pacifico como o Diamond Princess que pela bagatela de US$6990 leva turistas do Chile a Austrália e, viagem que inclui 12 noites de cruzeiro e mais noites no Chile, Nova Zelândia e Austrália. Veja aqui, alguns dos cruzeiros da temporada.

 

Costa Mágica – A empresa Costa é uma das que mais prestigia o Brasil. Além de cruzeiros incluindo Salvador e Ilhéus, este navio também fará o regresso a Itália em Março próximo. Outros navios da mesma companhia estarão por aqui, entre os quais o Costa Romântica.

 

Island Scape – outro velho conhecido dos brasileiros é este navio de bandeira inglesa que costuma levar uma boa turma de brasileiros e estrangeiros em cruzeiros pela costa brasileira. Com capacidade de 1750 passageiros, oferece viagens de 4 a 8 dias.

 

Zenith – Este navio fará 16 cruzeiros com várias passagens por Salvador e tem como diferencial o sistema all inclusive o que significa que a bordo não será preciso pagar por mais nada.

 

Splendour of the seas – Um dos "darlings" dos navegantes brasileiros. Tem solarium com teto retrátil, restaurante com paredes de vidro entre outros luxos. Vai circular entre o Brasil, Argentina e Uruguai até o grand-finale em março com o cruzeiro de volta até Lisboa.

 

Seabourn Pride – Não muito grande, é considerado "top de linha" em matéria de cruzeiros. E vai "rodar" um bocado neste verão com cruzeiros entre o Rio Amazonas e Buenos Aires. Passará por Salvador e volta aos Estados Unidos em março, via Caribe e Guiana Francesa.

Star Princess – a linha Princess é muito conhecida pelos apreciadores de cruzeiros e além do Diamond Princess, que fará a travessia Chile-Australia tem este navio que circulará entre o Rio de Janeiro, Chile e Argentina atravessando o Cabo Horn e Estreito de Magalhães.

 

Radiance of the Seas – Com 11 saidas na temporada, o navio chegou aqui em novembro e fica até abril quando deixa o continente num cruzeiro de 14 dias entre Santiago do Chile e San Diego, na Califórnia. É do mesmo armador do Splendour.

 

 

 MSC Musica – "Irmão" do Armonia, Sinfonia, Orchestra, Opera  e outros, o musica veio pela primeira vez ao Brasil este ano.  Teve Xuxa como madrinha. E no inicio de fevereiro será palco de um "fashion week" maritmo. Foi no MSC Opera que morreu uma estudante universitária de São Paulo durante um cruzeiro para jovens.

 

Amsterdan – de bandeira holandesa, este navio não vem a Bahia mas vai passar pelo Rio de Janeiro e tem como destino o extremo sul do continente incluindo Terra do Fogo e Ilhas Malvinas. Um dos cruzeiros, de 20 dias, irá até a Antártica. Para quem quiser viagem mais radical, o navio parte do Rio em março para um cruzeiro de 34 dias até a Califórnia, via Chile, Peru, Equador e México por preços que podem chegar até 11 mil dólares.

 

No comments: