Sunday, February 22, 2009

Camelo, Dromedário, Lhama e Cia

Fatima Dannemann

Não tem quem não se atrapalhe: qual o camelo? qual o dromedário? O camelo na carteira de cigarro Camel é um dromedário. Mas só soube disso quando conferi de perto, durante minha viagem a Tunisia e deserto do Saara, no ano passado. Camelo e Dromedário são parentes sim, mas não são irmãos gemeos. São primos ou algo parecido.
***
O Camelo tem duas corcovas, é mais peludo e “mora” na Asia. Ele é visto principalmente nos desertos da China e da Mongolia (que são desertos, têm areia mas não são o Saara. Ou seja: a diferença entre os dois animais já começa por ai, pela “casa” dele). O Dromedário tem uma corcova só. E (isso sou eu que acho) é mais fofinho. Alguns cientistas dizem que o Dromedário tem duas corcovas também, mas uma é tão pequena que ninguem nota…
***
Quem acha que este assunto é bobo, lembro que Camelo e Dromedário já rendeu uma música dos Titãs: Qual será a vantagem de se ter uma ou duas corcovas?/O que iremos formular é somente um questionário/ Qual diferença haverá entre o Dromedário e o Camelo? / E entre o Camelo e o Dromedário? /Postos frente a frente causam a mesma impressão/Mas quando postos de lado faz-se logo a correção…
***
E o Camelo e o Dromedário têm seus parentes aqui nas Américas. Quem são? Lhama, Alpaca, Vicunha e Guanaco. Pois é. Moram no Chile, na Patagonia, no Peru, Bolivia e por ai. Lhama eu já vi “pessoalmente”. É fofinha e parece que está sempre risonha. Alpaca e Vicunha eu achei que era coisa da industria textil. Não eram. São bichos, aliás muito parecidos. Guanaco eu achei que era algum tipo de Guacamole patagonio. Que nada. É um bicho muito fofinho parecido com a Alpaca, Vicunha e Lhama. A Lhama e a alpaca são domesticadas. O Guanaco e a Vicunha são silvestres. Mas esses… Po, pra distinguir um do outro é dureza.
***
A lhama é peludinha e vemos sempre ela selada e enfeitadinha. O Guanaco - pelo menos nas fotos que eu vi - tem um rabinho curtinho e parece uma gazela. A mesma cara arisca. A alpaca é criada até em fazendas. Nas fotos, eu achei a vicunha a mais feia. Mas acho melhor falar das semelhanças desses seis bichos (o Camelo e o Dromedário, incluidos na lista, claro). Eles sobrevivem nas condições mais adversas: desertos, montanhas, lagos salgados, lugares inóspitos. Ainda assim têm uma certa docilidade. Ajudam o ser humano a vencer suas limitações. Assim sendo, se são feios, bonitos, quem liga?

No comments: