Monday, May 18, 2009

Mundo Animal: Ariranha, a lontra brasileira





Quando alguem é feroz, daqueles que “morde” mas não “assopra”, perigoso como uma sogra ciumenta eu chamo de Ariranha. Ariranha é feroz, sim e os dentes sempre a mostra comprovam. Da mesma familia da Lontra, a Ariranha é também chamada de Lobo do Rio,
chega a medir mais de 2 m e pesam quase 30 kg. ariranha têm olhos relativamente grandes, orelhas pequenas e arredondadas, patas curtas e espessas e cauda comprida e achatada. Os dedos das patas estão unidos por membranas interdigitais que facilitam a natação. A pelagem é espessa, com textura aveludada e cor escura, excepto na zona da garganta onde apresentam uma mancha branca.
Vive e caça em grupo, a época do acasalamento é no período das chuvas e a gestação dura pouco mais de 2 meses (sim, é um mamífero como os bois, vacas, cachorros e o ser humano). É uma espécie em perigo e a principal ameaça à sua sobrevivência é o desmatamento e destruição do seu habitat. A poluição dos rios, principalmente junto de explorações mineiras causam vítimas entre as lontras que se alimentam de peixe contaminado por metais, que se acumulam nos peixes e mais intensamente ainda nas ariranhas que estão no topo da cadeia alimentar. Entre os metais o que mais freqüentemente contamina animais é o mercúrio, usado na extração de ouro. Há também algumas perdas devidas a caça furtiva por causa da pele, que foi mais intensa no passado.

Maria de Fatima Dannemann

No comments: