Thursday, September 03, 2009

Mundo Animal - Panda Vermelho

Quando se fala em Panda, todo mundo se lembra do animal enorme parecendo um urso preto e branco que mora na China. Pois, existe outro. Quem usa o Mozila Firefox vê este animal todos os dias em seu computador. Sim, o símbolo do programa é o panda vermelho, um animal simpático, que lembra uma raposa. Originário da Ásia, esse pequeno mamífero é também conhecido como Raposa de Fogo ou Gato de Fogo. Seu nome científico é Ailurus fulgens.

O panda-vermelho é nativo das regiões montanhosas do Himalaia e do Sul da China. Está associado a Florestas de Altitude e Bambuzais. É herbívoro. Possui uma coloração castanho-avermelhada característica, cauda comprida e felpuda e um andar gingado devido ao encurtamento dos membros dianteiros. É um animal solitário, territorialista e de hábito crepuscular e noturno. A destruição do habitat pela expansão humana, agricultura, pecuária e extrativismo deixou o Panda Vermelho em risco de extinção. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas. Há exemplares em zoológicos americanos e europeus e tem se reproduzido bem em cativeiro.

Apesar do nome, eles não são parentes dos Pandas Gigantes. Os pandas-vermelhos são animais crepusculares (mais ativos ao amanhecer e ao entardecer) e noturnos, passando o dia dormindo. O panda-vermelho pode medir até 35 cm de altura e 60 cm de comprimento, com a cauda medindo até 40 cm de comprimento. Pode pesar até 4 kg. É um animal sobretudo herbívoro que se alimenta preferencialmente de bambu, mas também de frutos, folhas, líquenes, ovos e pequenos pássaros.

 

Fontes: Wikipedia e Blog Quatro Patinhas.

No comments: