Thursday, March 15, 2018

Cronica sobre as bandidas de novela

Soube que a tal Sophia da novela O outro lado do Paraiso tem matado todo mundo a base de tesouradas. Incrivel, mas a Globo inventa é moda para as bandidas que matam, matam, matam e ainda tem quem bata palminhas para ela. O ideal seria que logo no primeiro assassinato, a disgramada fosse presa, condenada, morresse e reencarnasse para sofrer na pele tudo o que ela fez os outros passarem. Mas, autor de novela parece se alimentar da sede de san...gue das bandidas. E então, inventam é moda.
Antes de Sophia, teve Livia Marini, de Salve Jorge que matava com injeção. Ah, tem tambem Nazaré Tedesco que matava empurrando da escada da casa dela na novela Senhora do Destino. Claro que deve ter outras maniacas, serial killers, bandidas ou simplesmente disgramadas, mas me lembro particularmente dessas duas que eu, cá para nós, tinha medo. Vixe. Se isso servir para elogiar Claudia Raia e Renata Sorrah, então está valendo.
Engraçado era que antigamente as mulheres incorporavam personagens malucos. Na novela Tieta, tinha a "mulher de branco", uma tarada que atacava os homens na lua cheia. Depois teve o Cadeirudo, que se revelou uma mulher, Lurdes Maria, uma das beatas da cidade.
Já teve outras ordinárias, assassinas ou não. E só rever Celebridade para conferir a performance de Claudia Abreu como a assassina, golpista e 171 Laura Prudente da Costa.
Não gosto da atuação de Claudia, histérica, com uma dicção péssima. Seja qual for a novela ela é sempre Claudia Abreu. Nunca muda. Em compensação, outra Claudia convenceu como Isabela, a ordinária de A Proxima Vtima. Nessa novela, Claudia Ohana só matou dois ou tres mas aprontou horrores.
Não sei o que os autores de novela pretendem. Mas na maioria dos casos, as malucas, dementes, psicopatas, assassinas acabam ofuscando as mocinhas que não passam de apagados fantasminhas camaradas. Essa Clara de O Outro lado do paraiso doi nos nervos. Outra que me enchia a paciencia era Isabel. Alias, tem atrizes que devem andar de rosto inchado e nariz vermelho de tanto chorar em novela. Mas bato palmas para Maria do Carmo de Senhora do Destino, a mocinha que mostrou que sabe bater e lutar por seu lugar ao sol. Pena que depois dela tenham vindo tantas mocinhas burras e bobas. Mas outro dia escrevo sobre elas.
Novela é coisa que eu entendo e gosto. Por isso a cronica de hoje saiu maior do que eu esperava.


#365cronicasbymfd #cronicasbyFatima

Maria de Fatima Dannemann, jornalista, que escreveu essa cronica um tanto quanto a pedido da prima Haydèe ,Haydee Figueiredo

No comments: