Monday, March 05, 2018

E A CRONICA VAI PARA...

Ontem, o vencedor de meu Oscar pessoal foi o sono. Dormi no meio da cerimonia. Simplesmente apaguei e quando acordei só vi um povo comemorando. Pensei: amanhã entro no google e vejo quem ganhou.
Dormi apostando em Tres Anuncios para um Crime e acordei conferindo que o grande vencedor da noite foi A Forma da Água. Sabe que eu gostei? Não levou tudo, mas ficou com quatro estatuetas. Legal. Nao foi meu preferido, mas eu sinceramente adorei o filme.
Fique...i contente porque Trama Fantasma ganhou só um trofeu. Como falei, este foi o "Pequena Miss Sunshine" do ano. O porre feito para Daniel Day Lewis brilhar (não brilhou, mas ele passa boa parte do filme fazendo apenas caretas) só levou o premio de figurino (que, justiça seja feita, é bacaninha mesmo).
The Post era meu segundo preferido. Dirigido por meu darling Spielberg, estrelado por meu darling Tom Hanks e coadjuvado pela eterna indicada da academia Meryl Streep. Não ganhou nada. Acho que ficou apenas com minha simpatia e olhe lá.
Não vi Dunkirk, que meu sobrinho e futuro coleguinha João Augusto, amou. Nem Destino de uma nação. Tambem não vi Viva, cá pra nós não gostei da música que ganhou. A música de Lagrimas no Mississipi era mais legal.
Bom, vamos aos fatos encobertos, aliás mal encobertos. Fica cada vez mais claro que a Academia e seus 4mil eleitores votam em uma causa, etnia, seja lá o que for. Já teve a vez dos negros, esse ano dos latinos. O filme estrangeiro vencedor tem temática mexicana, o diretor vencedor é mexicano, o filme estrangeiro chileno e entre os desenhos animados tinha um dirigido por um brasileiro e ambientado na Espanha, o lindinho O Touro Ferdinando. Donde-se conclui que um filme que bate em uma instituição americana, a policia em Tres anuncios..., ou um, que toca numa das feridas americanas, a greve do Vietnã e o desastroso governo Nixon (The Post) e ainda um que fala sobre um designer de moda maluco (Trama Fantasma, o famigerado) não teriam a menor chance.
Acordei feliz com A forma da água. Latinidades incluidas, o deus da água que se apaixona por uma mudinha vizinha de um honossexual enrustido e melhor amiga de uma negra no racista estado de Maryland foi encontrado na Amazonia. Mas nada disso importa.
A Forma da água talvez tenha ganhado por conter uma mensagem de que mesmo diferente as pessoas podem conviver na paz e se amar. O respeito, o amor, a amizade acabam vencendo a truculencia e a violência do bandido da vez, Mr Strickland, chefe da "segurança" do esquisito laboratorio onde o deus da água é investigado. Ah, eu não contei o filme. É preciso ir lá, viajar não só na história como na musica do filme. E a trilha sonora foi eleita a melhor do ano. Então...#365cronicasbymfd #cronicasbyfatima


Fatima Dannemann jornalista, que dormiu no meio da cerimonia mas assistiu o tapete vermelho todinho

No comments: