Wednesday, March 07, 2018

CRONICA SOBRE NOVELAS

Sou noveleira desde pequena. Não, não me acho burra ou futil por isso. Novela faz parte da cultura brasileira e tem ôni livros e pesquisas sobre o assunto (eu mesma já li tres livros sobre o assunto e se tivesse feito mestrado e doutorado minha tese seria sobre novelas). Meus posts, em sua maioria, tem sido sobre novelas e repercutem bem. Tem que apoie, quem seja contra, quem comente aqui ou fora da rede. Mas é como eu disse, "assistimos" novelas até qu...ando não ligamos a TV. Vou no salão e as manicures estão comentando alguma coisa sobre o assunto, no onibus tenho escutado comentarios sobre Sofia, Clara e as outras bruxas e mocreias de Inferno, como eu apelidei "O Outro lado do paraiso".
Isso é o que me deixa pasma. A mesma Globo que apresentou uma obra prima "Senhora do Destino", np Vale a pena ver de novo e ainda emendou com outra novela que eu acho de bom gosto "Celebridade", tem mostrado lixos como as duas ultimas novelas das nove. Lixo, sim. Fico pensando se alguem pagou jabaculê para a equipe de produção arrasar com o Tocantins, um estado recente, que com certeza tem muito mais a oferecer do que pedofilos, maridos violentos, prostitutas, serial killer e uma abestalhada que eles colocaram de protagonista.
Culpa do lixo em que se transformou o pais nos ultimos anos. Sem escolas, cultura, educação, o Brasil virou um lixo que ouve funks que incitam a violencia, elegem um pagode pseudoerotico como a melhor musica do carnaval, e acha "lindo" o que devia achar feio.
Hoje, me limito a novela das seis, geralmente belas produções de época como Novo Mundo e agora Tempo de Amar. Esta ultima tem tudo o que eu acho que uma boa novela tem que ter: mocinhos bonitos, bondosos mas sem ser bestas,vilã louca, esposa neurotica, coadjuvantes com boas historias, nenem fofinha, paisagens e cenários e figurinos que convencem alem de trilha sonora agradavel. Tenho ouvido elogios a Deus Salve io Rei, mas o asco que eu sinto por duas das atrizes principais me impede de ver. Prefiro Malhação. Essa temporada, aliás, foi a que eu mais gostei. Focou nos questionamentos da galerinha, deu bons exemplos como o de trabalhar para conseguir progresso ns vida, ah, e a amizade e harmonia entre as pessoas mesmo as mais "diferentes". Isso, sim, deveria ser mostrado no horario nobre
#365cronicasbymfd #cronicasbyfatima


Maria de Fatima Dannemann - jornalista formada, diplomada, registrada e sindicalizada que afirma "blog nao é jornal"

No comments: