Tuesday, March 06, 2018

CRONICA SOBRE IMAGEM ERRADA



Sol, calor desgraçado. Nego pensa que baiano vive na praia, vive curtindo e fazendo festa. Se enganou meu bem. Fora algumas peruas e determinados turistas, o baiano trabalha e sofre. E sofre mais ainda porque é vitima de bullying dos sulistas por conta da imagem errada que passam por ai.
Baiano tem defeitos, sim. Mas paulistas, cariocas, mineiros tambem tem defeitos. Os paulistas, por exemplo, se dizem trabalhadores. Mas eu pergunto: que paulistas se historicamente São Paulo tem sido "invadida" por imigrantes? Carioca tem fama de malandro. Mas se fossem mesmo malandros, arrumavam jeito menos traumático de se livrar da bandidagem e da violencia sem precisar recorrer a intervenção militar. Inventaram que nordestino tem cabeça chata só porque um dos presidentes militares era cearense e atarracado. Do mesmo jeito que acham que só mineiras e gauchas são bonitas ao ponto de serem Miss Brasil. Não são. Conheço mineiras e gauchas feias de doer, assim como na Bahia tem gente linda de viver.
Culpa das imagens erradas que inventam por ai. E esssas imagens não são só entre os brasileiros não. Nem todo portugues é abestalhado, nem todo judeu é casquinha, nem todo alemão come chucrute, nem todo árabe é terrorista. Na verdade, em Portugal as "anedotas" são com brasileiro, assim como na frança contam piadas com belgas. Imagens apenas. Erradas;
Hoje, domingo de sol, nem todos os baianos estão na praia, muitos estão trabalhando duro para manter a cidade funcionando pra meia duzia de forasteiros mal humorados falarem mal da cidade depois. Eu por exemplo, não estou na praia. Tem gente ainda dormindo e outros estão nas piscinas dos poucos clubes que sobraram na cidade ou em condominios. Domingo, para mim, é um dia que eu passo ao largo desde que me tiraram do jornalismo. Eu gostava do domingo quando eu trabalhava porque nunca tinha o que fazer e ir trabalhar era um motivo para eu sair.
Mas, isto fica para depois. Hoje é dia de falar sobre imagens mal construidas que ninguem, aliás, move uma palha para desfazer. Ninguem quer se aprofundar em conhecer nada a fundo. Talvez para não descobrir que a lerdeza, a burrice, a preguiça e outros defeitos estejam em si mesmos, E não nas imagens que se tem dos outros.
#365cronicasbymfd #cronicasbyfatima

Maria de Fatima Dannemann jornalista e hoje mal humorada

No comments: