Tuesday, March 13, 2018

CRÔNICA SOBRE PROFISSÕES

Tudo quanto é garoto hoje quer estudar direito. Claro, alem do prestigio de quem passa por uma faculdade de direito ser eterno, as possibilidades hoje sao praticamente infinitas. A maioria quer mesmo fazer concurso. Legal. Precisamos de juizes, delegados, promotores, etc. A profissao de meus pais é mais do que digna e espero que os meninos que estao entrando na area saibam honrar o nome direito.
Mas, eu pergunto porque tem um monte de gente querendo e...studar jornalismo. No meu tempo, era facilimo passar em comunicacao. Dois candidatos virgula alguma coisa por vaga. Foi um dos motivos. So tinha esse curso na Ufba que era de graca. Outro motivo para eu escolher. Não tinha matemorte nem precisava fazer conta (a não ser em diagramação que nunca foi minha praia). Outra razao. As materias eram interessantes e eu queria fazer desenho animado e historia em quadrinho.
Bom passei muito bem colocada no unico vestibular que fiz nesse ano. Lasquei o formulario de inscricao do vestibular da UCSal onde ia fazer direito porque nunca me vi como advogada.
Quase desisto no meio do curso no que um de meus sobrinhos chama "sindrome do terceiro semestre". Achei o ambiente da EBC muito doido pra meu gosto. E as primeiras disciplinas meio chatas. Resolvi levar adiante, formei, fiz vestibular pra minha segunda paixao, danca e perdi. Quase passei em engenharia civil mas deixa o sonho de construir viaduto pros outros.
Ai, um babaca, acho que foi Gilmar Mendes (tinha que ser) resolveu abolir a obrigatoriedade do diploma. Absurdo. Tudo quanto é bogueira munida de IPhone e pau de selfie se acha jornalista. A cidade esta infestada de faculdades e os cursos oh...
Nos jornais so se ve estagiario. E tem estudante entrando em jornalismo pensando em glamour e querendo ser estrela.
Nao e assim. Hoje me acho estrelissima, embora fora do mercado, mas eu fiz por merecer. Sujei muito meus sapatos de lama em lugares escrotos como a feira de sao joaquim. Perdi eventos de familia como o enterro de minha avo. Cobri guerra de indio e tive que aturar trocentos mil IPs e bobos.
Quem esta disposto va em frente.
Hoje talvez eu nao estudasse jornalismo. Faria medicina. É tao prestigiada quanto direito. Nao existe médico pobre e un motivo extra: aqui junto de casa tem um cursinho cheio de meninos bonitos...
#365cronicasbymfd #cronicasbyfatima


Maria de Fatima Dannemann jornalista que se sente estrela do Instagran onde o falecido diario da academia chegou a ter 90 visualizacões

No comments: